Empreendedor precisa estabelecer metas claras

Saber onde quer chegar e manter-se alinhado a essa busca é fundamental para quem começa um negócio próprio. Com tanta informação, competitividade elevada e condições econômicas que desafiam qualquer caixa, o empreendedor precisa manter o foco em seus objetivos, planejar metas em patamares realistas e trabalhar duro para avançar.

Com mais de 20 anos de experiência à frente de um empreendimento que tem por missão prestar serviços e soluções para pequenos e médios empresários, profissionais liberais e empresas que começam atividades no País, observo que muitos sonhos se perdem no caminho por falta de disciplina. Quem decide ser senhor de seu próprio tempo e salário não pode desperdiçar atenção ou se deixar engolir pela falta de organização. Contar com um bom suporte para que ele, empresário, concentre atenção em construir o negócio é essencial.

O mundo está cada vez mais competitivo e a tarefa de alavancar uma empresa não é fácil. Exige comprometimento, disposição para enfrentar desafios, capacidade para formar um bom time de profissionais, captar recursos, gerenciar processos e talentos e, claro, conquistar clientes.

Os desafios são grandes e, na verdade, sempre existiram. Mudam de contexto, mas não deixam de estar presente na vida do empreendedor. Nos anos 90, por exemplo, quando comecei meu negócio, vivíamos o auge da cultura da terceirização, que impulsionou a formação de micro e pequenas empresas, cada uma focada em um nicho, pronta para suprir uma demanda. Muitas delas evoluíram, se especializaram e consolidaram presença em seus respectivos mercados. Isso impactou a sociedade, as relações de trabalho e os modelos de gestão.

Hoje, estamos diante de uma realidade econômica que nos obriga a ser bons administradores. Quem não souber conciliar caixa com investimentos estará perdido. Sem investir, o negócio não se renova e perde espaço no mercado. Se gastar demais, não terá fôlego para chegar ao final do ano com as contas em dia. O empreendedor de hoje precisa ser bem assessorado na gestão de recursos. Muitos começaram o ano cortando despesas, buscando alternativas para reduzir custos fixos. Quem, como eu, lidera um escritório virtual, percebeu muito bem esse movimento.

Minha vida de executiva me trouxe outra missão, a de criar constantemente um ambiente e condições que permitam a outros empreendedores evoluírem na realização de seus sonhos.

Se para isso, eles precisam de uma base operacional com conforto, boa localização e suporte de serviços, é isso que eu me empenho em construir e oferecer. Em duas décadas nesse segmento, percebi o quanto é importante para um jovem empresário ter um porto seguro. Um lugar que ofereça suporte eficaz, que tire dos ombros do empresário de grande, médio ou pequeno portes, do profissional liberal ou do pequeno empreendedor o peso da rotina e da burocracia.

O cliente desse serviço precisa de serviço de qualidade, agilidade e segurança. Precisa aliar-se a quem opera em sede própria, estrategicamente localizada e conte com excelente estrutura de apoio. E para atendê-lo, nós, os empreendedores que atuamos no ramo dos escritórios virtuais, estamos sempre em busca de um mix robusto de produtos para atendê-los, dentro de suas expectativas de serviços e com preços competitivos.

Perpetuar a empresa do outro é o nosso negócio. É trabalhoso, mas também muito compensador. É uma vitória compartilhar da construção de novas empresas e ver que elas conseguiram crescer e ganhar mercado.

Texto publicado em http://www.administradores.com, 27 de julho de 2015, às 9h57, por Mari Gradilone, CEO da Virtual Office.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s