Com o crescimento das empresas há necessidade de automatizar os processos e a solução pode ser aquisição de um Sistema de Gestão.
Para a automação dos processos, há de se considerar várias etapas:
Processos de Negócios – mapear quais são os processos, quais as correlações existentes com o ambiente interno e externo.
Oportunidades de Melhorias – identificar quais as necessidades e as oportunidades de melhorias.
Seleção de Fornecedores – montar lista de requisitos e selecionar fornecedores.
Implantação do Sistema – uma vez identificada a ferramenta, é montado um Plano de Ação para a sua implantação.
Gestão de Mudanças – fundamental para a implantação de um Sistema de Gestão é elaborar Plano de Ação para gerir a mudança organizacional que ocorrerá na empresa. Do tripé: processos, ferramentas e pessoas, sem dúvida alguma a atenção maior deve ser dada às pessoas, pois se não tiverem totalmente engajadas, a implantação será um fracasso.
Documentação de Processos – todos os processos, alinhados à ferramenta, deve estar muito bem documentado, com as atribuições e responsabilidades de cada área e equipes.
Treinamento – um Plano de Ação deve ser elaborado para o treinamento. Por mais simples que seja a ferramenta, é um fundamental elaborar uma carga horária mínima de treinamento, suportada por material de apoio que sirva de consulta posterior.
Plano de Melhoria Contínua – a solução pode ser implantada de forma total ou por etapas. Independentemente da forma que for implantada, é interessante manter um planejamento de melhoria contínua, revisando processos, adequando a solução ao cenário atual. A maioria das soluções de mercado sofrem atualizações constantes e é interessante manter-se em dia com as novas versões.
Fundamental para toda empresa séria que almeja crescimento!
CurtirCurtir