Processos de Negócios

Cada dia apresenta um novo conjunto de desafios e riscos para as empresas que atuam em um mercado dinâmico. As pressões econômicas e as necessidades do negócio em constante transformação requerem uma mudança fundamental no modo como as empresas abordam seus processos de negócio. Elas necessitam aperfeiçoar seus processos para se tornar capazes de responder rapidamente às novas condições impostas pelo mercado.

Processos conduzem à agilidade do negócio, porém, muitas empresas continuam buscando métodos para maximizar a produtividade e alavancar os investimentos em tecnologia, antes de terem meios efetivos para gerenciar e otimizar seus processos de negócio.

Um processo de negócio é um conjunto de passos ou atividades interligadas que produzem um resultado para o negócio, seja internamente ou externamente à organização.

Documentar e automatizar um processo de negócio envolve descrever o que é feito, por que é feito, como é feito, quem (pessoas ou sistemas) faz, assim como, com que qualidade é feito.

De modo crescente, as organizações estão sendo inundadas com informações e processos informais baseados no conhecimento das pessoas. Frequentemente estes processos informais podem ser muito arriscados e custosos para as empresas, uma vez que os colaboradores levam consigo seu conhecimento e experiência no processo conforme mudam de emprego. No entanto, os esforços para formalizar e gerenciar processos de negócio informais podem ser desafiadores a medida em que os processos se estendem pelos departamentos e sistemas de TI.

A Gestão dos Processos de Negócios (em inglês Business Process Management – BPM) é a chave para satisfazer estes desafios e criar processos de negócio altamente eficientes e ágeis. O BPM é uma disciplina de gestão que integra pessoas, conteúdo e aplicações empresariais, combinando uma abordagem centrada em processos e equipes multifuncionais.

Soluções de BPM fornecem as ferramentas que ajudam a tornar os processos de negócio explícitos, assim como, as funcionalidades necessárias para auxiliar os gestores no controle e aplicação de mudanças nos fluxos de trabalho manuais e automatizados. Além disso, o BPM promove os seguintes benefícios:

  • Possibilita agilidade organizacional
  • Suporta os esforços das pessoas para conduzir mudanças e inovação rápida nos processos
  • Aumenta a retenção de clientes, provendo melhor acesso aos recursos e informações disponíveis
  • Reduz os tempos de ciclo de trabalho por meio da otimização contínua dos processos
  • Aprimora a conformidade regulatória, diminuindo o risco de erros com processos manuais
  • Diminui o custo total de propriedade (TCO), conectando usuários e aplicações dentro de um ambiente unificado de gestão de processos
  • Acelera o tempo de resposta para oportunidades de negócio ou eventos de transação com processos automatizados e repetíveis
  • Proporciona retorno imediato do investimento (ROI)

Uma solução completa de BPM suporta todos os estágios iterativos do ciclo de vida do BPM, oferecendo diversas tecnologias inovadoras que permitem definir, modelar, simular, distribuir, executar, monitorar, analisar e otimizar os processos de negócio de sua organização em direção ao objetivo de aprimorar a agilidade e o desempenho operacional.

2 comentários sobre “Processos de Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s